Causas, sintomas e tratamento da asma, dicas e conselhos para prevenir e evitar a asma, nomeadamente a exposição aos factores alérgenos que motivam a asma. Muita informação útil para obter melhor qualidade de vida e saúde.


sexta-feira, 8 de abril de 2016

Entendendo a asma

A asma é uma doença que afeta os pulmões. É a doença de longo prazo mais comum nas crianças, mas os adultos também podem ter asma. Asma causa episódios repetidos de chiado, falta de ar, dor no peito e tosse noturna ou de manhã cedo. Se você tem asma, ela estará presente sempre, mas você vai ter ataques de asma somente quando algo incomoda os pulmões.
Sabemos que, se alguém da sua família tem asma, você também será mais propenso a tê-la. Na maioria dos casos, não se sabe o que causa a asma, e não sabemos como curá-la. Você pode controlar a sua asma através do conhecimento dos sinais de aviso de um ataque. Assim, deve ficar longe de situações que possam provocar um ataque, e seguir o conselho do seu médico. Quando você controlar a sua asma, você não vai ter sintomas como sibilos ou tosse, você vai dormir melhor, não vai perder dias de trabalho ou escola, e poderá participar de todas as atividades físicas. Além disso, não terá que ir para o hospital. 

A asma pode ser difícil de diagnosticar, especialmente em crianças menores de 5 anos de idade. Exames físicos regulares, que incluem verificação de sua função pulmonar e verificação de alergias podem ajudar o seu médico a fazer um diagnóstico correto.
Durante um exame, o profissional de saúde irá fazer-lhe perguntas sobre se você tosse muito, especialmente à noite, e se os seus problemas respiratórios são piores após a atividade física ou durante um determinado período do ano. Os profissionais de saúde também irão perguntar sobre outros sintomas, como sensação de aperto no peito, chiado e gripes que duram mais de 10 dias. Eles vão perguntar-lhe também se os membros de sua família têm ou tiveram asma, alergias ou outros problemas respiratórios, e farão ainda perguntas sobre ao meio em que vive. O médico também irá perguntar sobre os dias de ausência da escola ou trabalho e sobre qualquer problema que você possa ter ao fazer certas atividades.
Um teste de função pulmonar, chamado espirometria, é outra forma de diagnosticar a asma. Um espirômetro mede a maior quantidade de ar que você pode exalar, ou respirar, depois de tomar uma respiração muito profunda. O espirômetro pode medir o fluxo de ar antes e depois de usar medicamento para a asma.


Índice dos artigos relativos a Asma